O leilão traz a oportunidade de comprar bens por um valor bem abaixo do valor normal de mercado, mas é um procedimento que possui riscos para quem não conhece profundamente seu procedimento.
A verdade é que o leilão de imóveis é um procedimento previsto em lei e bem regulamentado.
É um procedimento legal e uma forma lícita de adquirir bens por preços muito interessantes. Muitos imóveis são vendidos por praticamente metade do valor de mercado .
E muita gente está fazendo ótimos negócios e ótimos investimentos através dos leilões.
Como ocorre o leilão de imóveis?
O modo mais comum é quando há um contrato de financiamento com alienação fiduciária que foi descumprido.
Ou seja, alguém financiou a compra do imóvel e deixou o imóvel como garantia. A pessoa não conseguiu cumprir com as prestações e o banco retomou o imóvel.
É feita uma avaliação do imóvel e o banco, então, leva o imóvel a leilão, através de um leiloeiro.
No leilão, os interessados podem dar lances. O lance mais alto vence e fica com o imóvel.
Principais cuidados:
Como diriam alguns, não existe almoço grátis.
Todos que investem no mercado financeiro sabem disso muito bem. Quanto maior o lucro, maior o risco.
Nesse caso, entretanto, o risco não está no negócio em si, mas na falta de informação e de conhecimento das pessoas.
Ou seja, quanto mais bem informado e bem-preparado estiver o comprador, mais seguro e rentável será o negócio.
Para isso, alguns cuidados são fundamentais. Vou explicar alguns deles.
Ter muita atenção às regras do edital: o edital do leilão é que define as regras. É preciso verificar quais garantias o edital oferece para o comprador e quais riscos o edital está deixando para o comprador. Existe desde o edital que oferece muitas garantias até o edital que deixa o comprador completamente desprotegido, correndo o risco de perder todo o dinheiro pago.
Verificar se o imóvel está ocupado e há quanto tempo: os imóveis desocupados são os preferidos da maioria das pessoas. Isso ocorre porque poucos estão dispostos a lidar com a desocupação dessas pessoas, que pode demorar e geram custo. Além disso, se os ocupantes estiverem no imóvel há um tempo considerável, pode não ser possível tirar eles de lá.
Comparar os preços da avaliação: quando for apresentado para o leilão, será feita uma avaliação desse imóvel. Ocorre que essa avaliação pode estar distante do valor real de mercado, o que levará o comprador a erro na hora de calcular sua possibilidade de desconto e de lucro, por exemplo. Então é importante verificar se a avaliação feita está de acordo com o padrão do mercado.
Esses são alguns dos principais cuidados que o comprador precisa ter antes de comprar um imóvel de leilão. Além desses, é importante analisar bem toda a documentação do imóvel e a existência de outros processos envolvendo o imóvel, por exemplo.
A lista de cuidados pode ser longa, mas o enorme desconto e a grande oportunidade que é comprar um bom imóvel pela metade do preço compensa todo esse trabalho.
Quem não se sentir confortável para cuidar de todas essas questões sozinho pode contratar um profissional especilizado lhe assessorar. A análise de riscos, também chamada de due diligence, feita por um profissional especializado, é a forma de garantir a máxima segurança para o comprador.
Links Rápidos
Contato
EDIFÍCIO Santana center - Av. Gen. Ataliba Leonel, 93 - sala 116 - Santana, São Paulo - SP, 02033-010